2 Reis

Melahim Beit

Capítulo 23

1Então o rei enviou aviso, e juntaram a ele todos os anciãos[ndr] de Judá e de Jerusalém.
2E subiu o rei à casa do יהוה com todos os homens de Judá, e com todos os moradores de Jerusalém, com os Sacerdotes e profetas e com todo o povo, desde o menor até o maior; e leu, ouvindo-o eles, todas as palavras do livro do pacto que havia sido achado na casa do יהוה.
3E pondo-se o rei em pé junto à coluna, fez aliança diante do יהוה, de que seguiriam o יהוה, e guardariam seus mandamentos, e seus testemunhos, e seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, e que cumpririam as palavras da aliança que estavam escritas naquele livro. E todo o povo confirmou o pacto.
4Então mandou el rei ao sumo Sacerdote Hilquias, e aos Sacerdotes de segunda ordem, e aos guardiões da porta, que tirassem do templo do יהוה todos os vasos que haviam sido feitos para Baal, e para o bosque, e para toda o exército do céu; e queimou-os fora de Jerusalém no campo de Cedrom, e fez levar as cinzas deles a Betel.
5E tirou aos Sacerdotes pagãos, que haviam posto os reis de Judá para que queimassem incenso nos altos nas cidades de Judá, e nos arredores de Jerusalém; e também aos que queimavam incenso a Baal, ao sol e à lua, e às constelações, e a todo o exército do céu.
6Fez também tirar o bosque fora da casa do יהוה, fora de Jerusalém, ao ribeiro de Cedrom, e queimou-o no ribeiro de Cedrom, e tornou-o em pó, e lançou o pó dele sobre os sepulcros dos filhos do povo.
7Além disso derrubou as casas dos sodomitas que estavam na casa do יהוה, nas quais teciam as mulheres tendas para o bosque.
8E fez vir todos os Sacerdotes das cidades de Judá, e profanou os altos de onde os Sacerdotes queimavam incenso, desde Gibeá até Berseba; e derrubou os altares das portas que estavam à entrada da porta de Josué, governador da cidade, que estavam à esquerda da porta da cidade.
9Porém os Sacerdotes dos altos não subiam ao altar do יהוה em Jerusalém, mas comiam pães sem levedura entre seus irmãos.
10Também profanou a Tofete, que está no vale do filho de Hinom, porque ninguém passasse seu filho ou sua filha por fogo a Moloque.
11Tirou também os cavalos que os reis de Judá haviam dedicado ao sol à entrada do templo do יהוה, junto à câmara de Natã-Meleque eunuco, a qual ficava nos recintos; e queimou ao fogo os carros do sol.
12Derrubou também o rei os altares que estavam sobre o terraço da sala de Acaz, que os reis de Judá haviam feito, e os altares que havia feito Manassés nos dois átrios da casa do יהוה; e dali correu e lançou o pó no ribeiro de Cedrom.
13Também profanou o rei os altos que estavam diante de Jerusalém, à direita do monte da destruição, os quais Salomão rei de Israel havia edificado a Astarote, abominação dos sidônios, e a Camos abominação de Moabe, e a Milcom abominação dos filhos de Amom.
14E quebrou as estátuas, e arrancou os bosques, e encheu o lugar deles de ossos de homens.
15Igualmente o altar que estava em Betel, e o alto que havia feito Jeroboão filho de Nebate, o que fez pecar a Israel, aquele altar e o alto destruiu; e queimou o alto, e o tornou em pó, e pôs fogo ao bosque.
16E voltou-se Josias, e vendo os sepulcros que estavam ali no monte, enviou e tirou os ossos dos sepulcros, e queimou-os sobre o altar para contaminá-lo, conforme à palavra do יהוה que havia profetizado o homem de Deus, o qual havia anunciado estes negócios.
17E depois disse: Que monumento é este que vejo? E os da cidade lhe responderam: Este é o sepulcro do homem de Deus que veio de Judá, e profetizou estas coisas que tu fizeste sobre o altar de Betel.
18E ele disse: Deixai-o; ninguém mova seus ossos: e assim foram preservados seus ossos, e os ossos do profeta que havia vindo de Samaria.
19E todas as casas dos altos que estavam nas cidades de Samaria, as quais haviam feito os reis de Israel para provocar a ira, tirou-as também Josias, e fez delas como havia feito em Betel.
20Também matou sobre os altares a todos os Sacerdotes dos altos que ali estavam, e queimou sobre eles ossos de homens, e voltou-se a Jerusalém.
21Então mandou o rei a todo o povo, dizendo: Fazei a Páscoa ao יהוה vosso Deus, conforme o que está escrito no livro desta aliança.
22Não foi feita tal Páscoa desde os tempos dos juízes que governaram a Israel, nem em todos os tempos dos reis de Israel, e dos reis de Judá.
23Aos dezoito anos do rei Josias foi feita aquela Páscoa ao יהוה em Jerusalém.
24Também expulsou Josias os necromantes, adivinhos, e ídolos, e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, para cumprir as palavras da lei que estavam escritas no livro que o Sacerdote Hilquias havia achado na casa do יהוה.
25Não houve tal rei antes dele que se convertesse ao יהוה de todo seu coração, e de toda sua alma, e de todas suas forças, conforme a toda a lei de Moshê; nem depois dele nasceu outro tal.
26Contudo isso, o יהוה não se desviou do ardor de sua grande ira, com que se havia encendido sua ira contra Judá, por todas as provocações com que Manassés lhe havia irritado.
27E disse o יהוה: Também tirarei de minha presença a Judá, como tirei a Israel, e abominarei a esta cidade que havia escolhido, a Jerusalém, e à casa da qual havia eu dito: Meu nome será ali.
28Os demais dos feitos de Josias, e todas as coisas que fez, não está tudo escrito no livro das crônicas dos reis de Judá?
29Em aqueles dias faraó Neco rei do Egito subiu contra o rei da Assíria ao rio Eufrates[ndr], e saiu contra ele o rei Josias; mas aquele assim que lhe viu, o matou em Megido.
30E seus servos o puseram em um carro, e trouxeram-no morto de Megido a Jerusalém, e sepultaram-no em seu sepulcro. Então o povo da terra tomou a Jeoacaz filho de Josias, e ungiram-lhe e puseram-no por rei em lugar de seu pai.
31De vinte e três anos era Jeoacaz quando começou a reinar, e reinou três meses em Jerusalém. O nome de sua mãe foi Hamutal, filha de Jeremias de Libna.
32E ele fez o que era mau aos olhos do יהוה, conforme todas as coisas que seus pais haviam feito.
33E lançou-o preso faraó Neco em Ribla na província de Hamate, para que ele não reinasse em Jerusalém; e impôs sobre a terra uma multa de cem talentos de prata, e um de ouro.
34Então faraó Neco pôs por rei a Eliaquim filho de Josias, em lugar de Josias seu pai, e mudou-lhe o nome no de Jeoaquim; e tomou a Jeoacaz, e levou-o ao Egito, e morreu ali.
35E Jeoaquim pagou ao faraó a prata e o ouro; mas fez tributar a terra para dar o dinheiro conforme ao mandamento do faraó, tirando a prata e ouro do povo da terra, de cada um segundo a avaliação de sua riqueza, para dar ao faraó Neco.
36De vinte e cinco anos era Jeoaquim quando começou a reinar, e onze anos reinou em Jerusalém. O nome de sua mãe foi Zebida filha de Pedaías, de Ruma.
37E fez o que era mau aos olhos do יהוה, conforme todas as coisas que seus pais haviam feito.
01020304050607080910111213141516171819202122232425

Primeiro::Alef::

01020304050607080910111213141516171819202122